nosso tecido é orgânico: certificação GOTS
A indústria da moda gera todos os anos um impacto ambiental muito relevante. São toneladas de gases liberados durante o processo produtivo, a produção de muito lixo (incluindo peças de roupas nunca usadas) além do uso e desperdício de bilhões de litros de água, entre outros fatores.
A passalinho acredita que podemos ser mais conscientes na forma em que produzimos, consumimos e descartamos produtos de diferentes tipos. Desde a concepção da marca buscamos entender como podemos minimizar nosso impacto e ajudar a desenvolver uma economia mais sustentável no longo prazo.

Por isso, buscamos uma matéria-prima que além de ter altíssima qualidade é certificada pela GOTS, a Global Organic Textile Standard, que garante critérios de responsabilidade ambiental e social ao longo da cadeia produtiva. A GOTS é uma certificação global que possui uma lista de critérios claros e transparentes a serem rigorosamente obedecidos, incluindo os itens abaixo.
Critérios ambientais:
- Separação e identificação das fibras orgânicas
- Uso de corantes e produtos auxiliares à base de água certificados
- Tratamento da água descartada no processo produtivo
- Parâmetros técnicos de qualidade e encolhimento dos produtos
- Proibição no uso de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente
- Avalição de toxicidade e biodegradabilidade dos produtos químicos
Critérios sociais:
- Mão-de-obra livre
- Inexistência de trabalho infantil
- Inexistência de discriminação de qualquer forma
- Garantia de saúde e segurança ocupacional
- Inexistência de assédio ou violência
- Remuneração justa
- Jornada de trabalho justa
Reconhecemos que ainda estamos no início de uma longa caminhada e que a busca por tentar ser melhor é praticamente infinita. No entanto, declaramos aqui nosso compromisso pela busca incessante de práticas conscientes e justas para o desenvolvimento de uma economia sustentável.
Para saber mais sobre a certificação GOTS, clique aqui.