Desfrutar a infância é urgente

No 1o bebê eu virei a rainha da rotina. Tinha horário pra tudo, janela pra tudo, cronometrava tudo. O tempo acordado, o tempo dormindo, o tempo que mamava em cada peito, os minutos de tummy time. Fiquei um pouco louca e deixei todos ao meu redor um pouco loucos também, confesso.

No 2o bebê eu não tinha tempo pra tanto controle. Controlava o que dava, enquanto tentava cuidar do mais velho e da empresa que eu tinha acabado de abrir. Dizer que foi mais leve é verdade, mas também porque foi mais “solto”.

Agora, no 3o bebê, eu entendi o que é curtir de verdade. Não porque não dá tempo de controlar tudo, mas porque não quero mesmo. Aprendi a observar as mamadas ao invés do cronômetro. Aprendi a observar os bocejos ao invés da janela de sono. Aprendi a apreciar o tempo ao invés de me apegar ao relógio. A rotina bem feita serve para organizar o bebê, não para nos aprisionar.

Maternar é pra ser maravilhoso. Pode ser difícil (e como não seria difícil criar um ser humano?), mas é pra ser delicioso, mágico, divino. Cada sorriso, cada risada alta, cada primeira descoberta, cada conversa… Saber apreciar a infância transforma o nosso jeito de cuidar. A infância é muito breve. Desfrutá-la é urgente.

Voltar para o blog

Deixe um comentário