O algodão mais especial do mundo

O algodão Pima tem ganhado visibilidade no Brasil graças ao reconhecimento da indústria em relação à superioridade da fibra que dá origem a diversos tecidos cujo toque e durabilidade são muito superiores ao algodão convencional. O lado bom disso é que, como consumidor, passamos a ter mais opções de marcas produzindo peças de qualidade com essa matéria-prima.

O lado ruim, no entanto, é que muitas marcas não se certificam sobre a origem do seu algodão e (intencionalmente ou não) vendem roupas como se fossem de algodão pima quando na verdade não são. O que é então de fato esse algodão e como saber se é verdadeiro?

O Pima é uma espécie de algodão cuja principal característica é possuir fibras extra longas e finas que quando transformadas em tecido proporcionam uma textura mais macia e um brilho natural. Estima-se que apenas 3% de todo o cultivo mundial de algodão seja das espécies de fibra extra-longas, entre elas o algodão Pima, que precisa de condições climáticas ideais para crescer e por isso infelizmente não consegue ser cultivado no Brasil.

Além do clima ideal (quente e seco) e de solo adequadamente rico em nutrientes e bem preparado, o cultivo de um bom algodão pima exige um nível preciso de irrigação e manutenção regular das plantas, que é sensível e exige atenção constante. Quando as plumas de algodão estão finalmente prontas, a colheita é feita de forma manual para preservação das fibras e ajuda a impedir que sujidades do solo se misturem às plumas. 

Após a colheita, as fibras do algodão pima serão preparadas para serem transformadas em fios e submetidas a processos que darão acabamento à textura e aparência do tecido. Os fios finalmente serão transformados em tecidos de altíssima qualidade, podendo ser tecidos planos (sem elasticidade) ou malhas, com a possibilidade de possuírem diferentes gramaturas e finalidades para a confecção de roupas.

Sendo o Pima uma variedade de algodão que proporciona tecidos de altíssima qualidade com toque extremamente macio e durabilidade superior (já que não forma bolinhas), é a matéria-prima ideal para a fabricação de roupas de bebê e crianças que exigem peças confortáveis para crescer livremente - e é nisso que a Passalinho acredita.

Vou escrever um próximo post com mais detalhes sobre o algodão pima e a pele infantil, mas espero que esse texto tenha ajudado você a entender o porque esse algodão tão especial merece ser valorizado!

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário